12 receitas de lanche da tarde para comer sem culpa

12 receitas de lanche da tarde para comer sem culpa

Quem é que não gosta de comer algo saboroso, não é mesmo? Mais do que um hábito para nos manter vivos e nutridos, comer também nos traz prazer e garante a sensação de bem-estar ao longo do dia.

 

Exatamente porque comer é tão bom que é difícil fazer dietas restritivas, que proíbe alguns alimentos e receitas, ou que nos forçam a enfrentar pratos e alimentos sem graça ou sabor.

Para você ter alternativas e recuperar o peso, listamos algumas receitas de lanche da tarde para comer sem culpa, mas que vão preencher de sabor essa parte do seu dia – sem elevar o volume de calorias ingeridos nessa refeição. Confira!

#1 Cenouras baby com ricota temperada

Quem diria que um vegetal faria um lanchinho da tarde tão saboroso, prático e nutritivo, não é mesmo? Para preparar essa receita, basta separar uma pequena porção de cenouras baby em um potinho (recomendamos entre 8 e 10 unidades) e levar na bolsa, junto com um outro potinho de ricota temperada com ervas secas e um pouco de sal.

Na hora de comer, é só mergulhar a sua cenoura na ricota e se deliciar.

#2 Pão sírio com ricota e frango desfiado

A ricota, aliás, é uma grande aliada das receitas de lanche da tarde leves e saborosas, por conta de seu baixo valor calórico e alto valor proteico e nutricional. Você pode preparar um lanchinho rápido com pão sírio, a ricota temperada e um franguinho desfiado para levar na bolsa.

#3 Chips de maçã e banana

Frutas são ótimas opções de lanche da tarde, mas você sabia que pode transformá-las em lanches diferentes e criativos? A receita de chips de maçã e banana é muito simples, e você pode fazer em casa na sua air fryer ou no forno.

Para isso, basta separar uma maçã e uma banana e fatiá-las em pedaços bem fininhos, para depois levar ao forno ou até a air fryer para que elas desidratem. O resultado vai ser um pedaço de fruta crocante e saboroso para colocar em um potinho e levar na bolsa para te acompanhar por todo o dia.

#4 Banana com pasta de amendoim

Você é fã da fruta fresca? Então, uma boa opção de lanche rápido e saudável para comer durante a tarde são fatias de banana com pasta de amendoim.

Leve a banana com a casca em um recipiente próprio e só descasque e fatie na hora de comer. Coloque uma pequena porção de pasta de amendoim sobre as fatias e se delicie com um lanche saboroso e nutritivo.

#5 Iogurte natural desnatado com granola

Não existe lanche mais tradicional e prático para carregar com você do que o iogurte com granola. Escolha sempre uma porção de iogurte natural desnatado para levar (industrializado ou fabricado em casa) e separe uma porção de quatro colheres de sopa de granola sem açúcar para misturar quando for lanchar.

Essa é uma das receitas de lanche da tarde mais saudáveis por conta de sua alta concentração de fibras alimentares e, é claro, cálcio.

#6 Mix de frutas secas

Para quem adora as oleaginosas (amendoim, nozes, castanhas) e as frutas secas (damasco, uva passa), uma boa porção de lanche da tarde rápido e saudável para levar para onde quiser é o mix de frutas secas. Você pode comprar mix prontos ou preparar o seu de acordo com seu gosto!

#7 Pão sueco com cottage

O pão sueco é um tipo integral com altíssimo teor de fibras alimentares e, por isso, com alta capacidade de aumentar a sensação de saciedade.

Um bom lanche da tarde para preparar com esse tipo de pão é servi-lo com uma porção de queijo cottage, que é leve e rico em proteínas e cálcio.

#8 Salada de frutas

Para quem tem várias porções de frutas em casa sempre, uma boa opção para aproveitar ao máximo desses alimentos – e minimizar o desperdício – é preparar uma deliciosa salada de frutas.

Esse tipo de lanche é fácil de transportar para qualquer lugar em um recipiente hermeticamente fechado, e além de ser uma deliciosa mistura de sabores, é, também, uma fonte riquíssima de várias vitaminas e minerais para o seu lanche da tarde.

#9 Biscoito de arroz com geleia

Os biscoitos de arroz são uma das grandes tendências da alimentação saudável moderna, por conta de suas características de sabor e nutricionais, além de sua grande praticidade para transportar.

É possível fazer várias receitas de lanches da tarde com esse tipo de biscoito, já que seu suave sabor combina com vários tipos de cremes e patês – mas a nossa favorita é com geleia de frutas, para dar um sabor doce ao salgado da bolacha.

#10 Pipoca com ervas

Pipocas são alimentos ricos em fibras alimentares e com valor calórico baixo, de acordo com a porção ingerida. Para quem é fã desse grão, ele pode ser uma ótima receita de lanche da tarde saudável se temperado com ervas secas e uma pitada de sal.

Lembre-se que você pode fazer a pipoca na água e até no azeite, caso queira evitar os óleos vegetais, que têm maior valor energético.

#11 Iogurte desnatado com frutas

O tradicional iogurte desnatado também pode ser acompanhado com pedaços de frutas (in natura ou desidratadas) para fazer uma das receitas de lanche da tarde mais saborosas. Se você é um fã desse alimento, essa é uma maneira prática de ingeri-lo e aumentar seu valor nutricional.

#12 Chips de batata doce fecha nossa lista de lanche da tarde

A batata doce é um carboidrato muito valorizado na alimentação saudável por conta de sua concentração de fibras e da absorção lenta de seus açúcares pelo corpo. Por isso, ao invés de levar aquele pote de batata doce cozido para o seu lanche da tarde, que tal preparar chips desse legume para comer no meio do dia?

Para isso, basta fatiar a batata doce bem fininha e levar para assar no forno ou na air fryer. Coloque em um potinho para transportar para qualquer lugar e saboreie uma versão crocante desse alimento.

Para criar receitas de lanches da tarde como essas, tudo que você precisa é de um pouquinho de criatividade – e força de vontade! Qual é a sua opção favorita para transportar para qualquer lugar? Conte para a gente e se tiver outras receitas, compartilhe! Até a próxima. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu